Em nota divulgada nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou ter sido surpreendida com a paralisação parcial dos atendimentos do Hospital Unimec na parte provida pelo SUS. A paralisação ocorre por conta de atrasos nos repasses da Prefeitura para o hospital.
De acordo com a nota, já existe uma negociação em curso com a direção da unidade, sendo que já teria sido passado parte do valor devido no último dia 13. Na próxima semana, deve ser repassado mais um parte do valor. A Prefeitura concluiu afirmando que vai tomar todas as medidas cabíveis junto a Secretaria Municipal de Saúde para que o atendimento seja restabelecido.
Essa não é a primeira crise que a saúde pública de Vitória da Conquista enfrenta esse ano. Em setembro, o atendimento da parte pública do Hospital São Vicente também foi parcialmente suspenso também por conta de atrasos nos repasses. Em maio, o Hospital São Vicente já havia suspendido a realização de cirurgias eletivas por conta dos atrasos.
Em outubro, foi a vez da Policlínica Regional de Saúde suspender o atendimento para pacientes conquistenses. A suspensão se deu por conta do não pagamento de parcelas do consórcio por parte da gestão municipal.
Como o Blog do Sena noticiou, postos de saúde dos bairros Jardim Valéria e Simão estavam com o atendimento odontológico suspenso.