Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Prefeitura divulga nota sobre intoxicação alimentar em evento estudantil que resultou em 32 pessoas internadas

Random image

Cerca de 32 pessoas, entre professores, alunos e colaboradores, foram internadas com suspeita de intoxicação alimentar durante o Seminário Territorial de Educação Profissional e Tecnológica realizado na última terça e quarta-feira, 17 e 18 de outubro, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, precisou ser encerrado antes do prazo no primeiro dia devido ao mal-estar generalizado dos participantes. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) afirmou que os alimentos servidos no evento foram devidamente conservados e preparados seguindo todos os procedimentos de manipulação e higiene.

As pessoas que se sentiram mal foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde dos afetados, mas a SEC afirmou que estão sendo acompanhados por representantes da Secretaria.

A Vigilância Sanitária foi acionada para inspecionar o local, e, de acordo com a SEC, nenhuma irregularidade foi encontrada. No entanto, a Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) informou que uma investigação está em andamento para concluir um relatório técnico.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista emitiu uma nota à Imprensa comentando o caso. De acordo com o comunicado, a equipe de Vigilância realizou uma inspeção no local, mas não encontrou alimentos para coleta e notou a ausência da Fiscalização Integrada Preventiva (FIP), que deveria ser solicitada antes de qualquer evento.

Confira a nota na íntegra:

A Vigilância Sanitária (Visa) de Vitória da Conquista informa que foi acionada pela Coordenação de Vigilância Nutricional para averiguar uma situação ocorrida no evento Seminários Territoriais de Educação Profissional e Tecnológica, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, no Centro Territorial de Educação (Cetep), quando 32 pessoas foram encaminhadas à UPA com sintomas de intoxicação alimentar, relatando ter consumido alimentos durante o evento.

A equipe de Vigilância foi ao local fazer a inspeção, mas não encontrou nenhum alimento para coleta e constatou a ausência da Fiscalização Integrada Preventiva (FIP), que deve ser solicitada ao órgão antes da realização de qualquer evento. Tanto o espaço, que possuía quatro pontos de alimentação, quanto a empresa contratada para o buffet apresentavam inconformidades sanitárias. Outro agravante foi a exposição de alimentos em 156 estandes, que, de acordo com a investigação, foram produzidos em outras cidades e em residências.

Como as informações do Sistema de Notificação Nacional (Sinan) não descreveram quais alimentos foram consumidos, com a impossibilidade de coletá-los, e, por haver diversos pontos de alimentação no evento, não foi possível esclarecer em qual deles ocorreu o foco de intoxicações.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também