Na tarde deste domingo (26), o Comitê Gestor de Crise deve se reunir para debater a situação do Coronavírus em Vitória da Conquista. Dessa reunião deve sair a decisão sobre a permanência ou não do fechamento do comércio. O último decreto não só manteve o fechamento das lojas, como implementou a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro desses estabelecimentos e também do transporte público, táxis e carros de aplicativo.
O prefeito Herzem Gusmão já havia dito nas últimas semanas que a abertura do comércio está condicionada à autorização dos órgãos de saúde. Ele afirmou que foi alertado durante uma reunião com os outros prefeitos que se ele autorizar a abertura a Justiça mandaria fechar.
Assim, o comércio de Conquista deve seguir parcialmente fechado. Apenas os estabelecimentos que prestam atividades essenciais podem ficar abertos.
Dessa forma, Shoppings Centers, galerias devem continuar fechados. Academias de ginástica, salões de beleza, teatros e cinemas, entre outros também estão com as atividades suspensas. Os restaurantes e bares permanecem fechados, permitido o serviço de delivery e entrega no balcão.
O fechamento do comércio tem provocado protestos de lojistas e também críticas ao prefeito. Na última semana, vários vereadores cobraram a reabertura do comércio, porque, segundo eles, o fechamento prolongado pode provocar uma crise econômica, uma vez que centenas de demissões têm sido registradas no município.