Uma lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 7 do último mês, autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas da educação básica, enquanto durar o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do coronavírus.
Em Vitória da Conquista, a distribuição começou no último dia (14). Contudo, pais de alunos do Centro Municipal Professor Paulo Freire (CAIC) e da Escola Municipal Batista Tia Zefa entraram em contato com o Blog do Sena relatando que estão enfrentando uma longa espera para receber os kits da merenda escolar. Quase um mês após a lei ser sancionada, e eles ainda não receberam os itens, que fazem parte de uma ajuda emergencial, uma vez que muitos alunos têm na merenda escolar a principal fonte de alimentação.
Os pais de alunos disseram que já procuraram a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação para saber qual o motivo dos kits não terem sido entregues ainda e se há um cronograma para a entrega, entretanto, não obtiveram nenhuma resposta. A situação enfrentada nessas duas escolas é semelhante ao que foi registrado no bairro Vila América, onde os alunos tiveram que esperar muito para receber a cesta.
Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Comunicação para saber o motivo da demora e qual a previsão de entrega dos kits nessas escolas, mas não fomos respondidos.