No último dia 05, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, via Emurc ( Empresa Municipal de Urbanização )mais um contratação de empresa de consultoria, dessa vez para serviços tributários e contábeis. A empresa Athenas Consultoria Ltda, com sede em Salvador, foi contratada pelo valor de R$ 97.500,00 (noventa e sete mil e quinhentos reais).
A empresa foi contratada via dispensa de licitação, prática que tem sido recorrente no governo Herzem Gusmão (MDB). O pagamento será divido em junho de doze parcelas de R$ 7.500 reais, com o contrato que segue do dia 5 de junho de 2020 até 5 de junho de 2021. Ou seja, o próprio gestor municipal, caso Herzem não seja reeleito, arcará com a dívida.
A bancada de oposição na Câmara Municipal tem questionado constantemente as contrações de empresas de consultoria pela Prefeitura, principalmente por se tratar de serviços e funções que poderiam e deveriam ser realizada pelos próprios servidores municipais, sejam os efetivos ou comissionados.
No dia 24 de junho, a vereadora Viviane Sampaio (PT), líder da oposição, apresentou o requerimento nº 115 de 2020 convocando a Prefeitura Municipal a prestar esclarecimentos sobre a contratação da Assessoria e Consultoria em Gestão, Planejamento e Projetos na Área Pública LTDA, também realizada sem licitação. No entanto, os vereadores ligados ao Prefeito votaram contra e o requerimento foi reprovado, protegendo assim o Governo Municipal de apresentar informações.