O Blog do Sena noticiou nesta terça-feira (20), que ônibus estariam atolando na Ladeira do Jurema, no distrito de Bate-Pé, zona rural de Vitória da Conquista. O motivo seria o atoleiro que o local se tornou após a chuva e o patrolamento com materiais inadequados.
Através de nota, a Prefeitura afirmou que não foi a situação da estrada que provocou a situação, mas sim um problema mecânico apresentados por um ônibus que estava à frente. Como o veículo não conseguia sair do local, os demais veículos de grande porte não conseguiram passar.
Segundo o texto, assim que o ônibus foi puxado por uma máquina da Prefeitura, todos os demais veículos conseguiram passar. A nota afirma ainda que o cascalho utilizado no patrolamento foi de melhor qualidade.
Por outro lado, os moradores que presenciaram a situação e gravaram vídeos afirmam que o problema foi sim a situação da estrada. Segundo eles, a ladeira se transformou em uma lamaçal.
Confira a nota da Prefeitura:
*Nota ao Blog do Sena*
Sobre a matéria acerca da Ladeira do Jurema, situada no Distrito de Bate-Pé, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac), informa que embora esteja chovendo e a ladeira seja bastante íngreme, não foram esses fatores e nem o fato de ter sido patrolada recentemente que impediram a passagem dos ônibus, como relatado na imprensa. Na verdade, um ônibus quebrou e acabou impedindo que os demais subissem a ladeira, que se tornou escorregadia em função da quantidade de chuva.
Tão logo foi informada do ocorrido, na noite de segunda-feira (19), uma máquina da Prefeitura se deslocou ao local para puxar o veículo, mas constatou que o problema era mecânico. Na manhã de hoje, a equipe voltou ao local e encontrou o veículo sendo consertado. Com exceção dos ônibus, todos os demais carros conseguiram passar, utilizando o outro lado da estrada, já que se tratavam de veículos de pequeno porte.
E a informação de que a Prefeitura utilizou terra na recuperação da estrada não procede. Por determinação da prefeita Sheila Lemos, seguida à risca pela SMDR, foi utilizado cascalho da melhor qualidade na execução do serviço, o que pode ser comprovado pelas fotos, nas quais não se vê buraco. Além disso, o Governo Municipal conhece a zona rural, os trechos mais problemáticos e preza pela segurança da população, portanto, jamais colocaria material inadequado que pudesse causar qualquer tipo de dano à integridade física dos munícipes.
O Governo Municipal ressalta ainda que vem trabalhando na melhoria das estradas antes mesmo das chuvas, de forma preventiva, e que com o início do período chuvoso, intensificou as ações para não deixar nenhuma estrada interditada. O objetivo é garantir o ir vir da população rural e urbana, de forma segura, e sem prejuízos à rotina diária das pessoas.
Secom, 20 de fevereiro de 2024.