Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Prefeitura amplia apoio a hortas comunitárias da cidade com curso de manejo e planejamento para agricultores

Random image

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar vem atuando no sentido de oferecer apoio técnico aos produtores da hortas comunitárias da cidade. É uma ação continuada, que visa melhorar as condições de trabalho das pessoas envolvidas com a produção, bem como proporcionar a oportunidade de adquirir novos conhecimentos que ajudem na ampliação na produção.

Com este objetivo, na sexta-feira (12), no auditório do Centro de Convivência do Idoso, foi realizado o primeiro curso sobre manejo e planejamento de hortas comunitárias, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) e a participação de produtores de hortaliças dos bairros Vila América, Recanto das Águas, Kadija e Jardim Valéria, onde estão localizadas as hortas comunitárias. em terrenos cedidos pela Prefeitura.

As palestras foram ministradas pelo professor Doutor Armínio Santos, do curso de Fitopatologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); João Rubens Chaves, químico e engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), especializado em Ciências; Eduardo Barreto de Castro, coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, da SMDR, e Leonardo Paraguaçu, nutricionista.

Presente ao evento, a prefeita destacou a importância das hortas comunitárias como garantia de produção de alimento saudável e geração de renda para trabalhadoras e trabalhadores desses espaços. “Com governo e comunidade trabalhando juntos, a gente consegue solucionar muitos problemas”, disse.

Ainda segundo Sheila Lemos, Vitória da Conquista está se preparando para produzir o próprio alimento, suprir a fome e aprender a se alimentar de forma saudável, o que resultará em diminuição das filas do SUS e da assistência social.  “É também uma forma de os produtores ganharem dinheiro, e quanto mais essas hortas tiverem a ajuda dos técnicos da prefeitura, a ajuda de instituições como as universidades, mais elas serão produtivas”, declarou.

Os agricultores tiveram acesso a orientações e novidades sobre manejo alternativo de doenças em hortaliças, compostagem biogel e biofertilizantes, hortas urbanas, interseção social e geração de renda, além de nutrição orgânica e seus benefícios para a saúde e a sustentabilidade.

O secretário Michael Farias explicou que as hortas comunitárias junto com outras ações de segurança alimentar desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), como o Restaurante Popular e o Programa Alimenta Brasil, têm garantido à população de Vitória da Conquista uma alimentação de qualidade nesse período de crise alimentar que o planeta está enfrentando. “As hortas comunitárias são motivo de orgulho para nós, pela forma como a comunidade que ali trabalha se organizou e servirá de modelo para que essa ação chegue a outros bairros”, salientou.

Já o secretário Luís Paulo Santos, a parceria com a Semdes propicia melhorias para os agricultores e para a produção razão de ser da SMDR. “A Secretaria de Desenvolvimento Rural sempre andou de mãos dadas com a Semdes. Hoje é um dia produtivo para os produtores das hortas”, disse.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também