
A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Infraestrutura, se manifestou sobre a derrubada de árvores na reserva ambiental do Poço Escuro. O Blog do Sena noticiou nesta terça-feira (25), uma denúncia feita pelo ativista ambiental, Esdras Tenório, que se deparou com várias árvores caídas nas proximidades da nascente do Rio Verruga.
De acordo com a nota, a árvore, da espécie ingá-de-metro caiu naturalmente, após seu tronco ser atingido por uma patologia comum que provoca a queda. Assim, equipe técnica teria feito o manejo da vegetação dividido o tronco e removendo os galhos.
“A árvore caiu de forma natural, sem interferência humana, e após a queda foi necessário o manejo para manter a organização do espaço, pois o Poço Escuro é uma área de visitação e precisa estar adequada para receber a comunidade”, diz o texto.
Acerca do abandono também denunciado, a Prefeitura disse ter equipes que fazem a manutenção e fiscalização diária da reserva. Além disso, existe uma equipe do Gama ao final de todos os dias que fazem visitações guiadas ao Poço Escuro.
O corte de árvores vem chamando a atenção da comunidade conquistense desde que várias árvores que ficavam em frente ao prédio da Prefeitura foram cortadas. A Prefeitura disse na ocasião que o corte foi necessários porque as mesmas estaria prejudicando a calçada.
Recentemente, foi lançado o programa Conquista Mais Verde, com o intuito de arborizar a cidade. Por outro lado, quem percorre as principais ruas percebe o quanto árvores foram removidas, especial das áreas centrais da cidade.