Em nota enviada ao Blog do Sena, a Prefeitura de Vitória da Conquista através da Secretaria de Comunicação (SECOM) afirmou que a fila na Central de Marcação de Exames foi causada pela pressa dos usuários que buscam marcar as consultas na data da abertura da agenda, ou seja, dia 20 de casa mês.
De acordo com a nota, não é necessário ir até o local apenas no dia 20 porque a Central não se caracteriza como um serviço de urgência e emergência. Dessa forma, todos os usuários que estavam na fila foram orientados a retornar para realizar o agendamento nos próximos dias.
Além disso, a Central apenas marca procedimentos especializados e ambulatoriais de alta complexidade: ressonância magnética, tomografia, densitometria óssea, cintilografia, anatomia patológica e procedimentos de pacientes oncológicos que precisam de prioridade.
Os demais procedimentos e consultas são agendados nas Unidades de Saúde de Referência, onde cada uma regula a sua própria central de marcação de exames, após o médico avaliar o paciente e solicitar a marcação. Exceto nas unidades da zona rural, onde as equipes colhem as solicitações dos pacientes e encaminham o malote para central de marcação que marca e devolve a equipe para fazer a entrega aos usuários.