
Uma cerimônia para cerca de 200 pessoas está sendo preparada para o próximo dia 1º de janeiro, quando devem ser empossados o vereadores eleitos e o prefeito e vice-prefeita. Com o afastamento de Herzem Gusmão (MDB), que está em tratamento contra o Coronavírus, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, burburinhos têm circulado sobre como o prefeito reeleito será empossado, uma vez que seu boletim médico indica que ele não estará de volta a tempo, uma vez que não tem previsão de alta.
Um dos boatos que têm circulado na mídia local é que Herzem tomará posse de forma virtual. O Blog do Sena buscou averiguar a informação junto ao presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Gomes (PCdoB), que afirmou que cerimônia de posse será presencial e que o prefeito terá um novo prazo para ser empossado. Assim, no dia 1º, apenas Sheila deve ser empossada, assumindo a prefeitura até a recuperação e retorno do prefeito.
“Estamos preparando a sessão que dará posse aos vereadores e, logo após, vamos dar posse ao prefeito. Não sei se ele terá condições de estar presente, mas, caso ele não compareça, a vice-prefeita toma posse e automaticamente assume o mandato até que o prefeito retorne para o cargo”, informou Luciano.
Ainda de acordo com Luciano, após a posse, Herzem terá o prazo regimental de 10 dias para posse, caso ele não possa tomar posse nesse período, ele pode pedir um novo prazo que será concedido pela Câmara.
A cerimônia de posse terá o limite de dois convidados por cada vereador e um número reduzido de profissionais de imprensa. Logo após a posse dos vereadores, será realizada a eleição para escolher o presidente e a mesa diretora da Casa.