A partir do mês de outubro, mais de 150 secretários e auxiliares escolares de todas as escolas e creches municipais de Vitória da Conquista passarão a receber uma gratificação salarial mensal no valor de R$ 300,00. A notícia foi anunciada pela prefeita Sheila Lemos na tarde desta quarta-feira (28), em reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv), na Secretaria Municipal de Educação (Smed).
De acordo com a gestora, a valorização profissional é fundamental para a constante melhoria da educação município. “Entendemos que somente a educação transforma uma sociedade. Então você precisa ter escola de qualidade; prédios adaptados onde os alunos possam ter um ambiente bom pra estudar, e os servidores um bom ambiente pra trabalhar; e profissionais qualificados. Somente dessa forma a gente consegue ter uma educação de qualidade no município, e a valorização do servidor perpassa por isso”, destacou.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, disse que a gratificação é uma reivindicação do Sinserv reconhecida como justa pelo Governo Municipal. “Nós conversamos com a prefeita e ela compreendeu a importância e a necessidade de conceder esse benefício, que foi agora no valor de 300 reais e vai perdurar até que a gente defina a questão – que está sendo discutida – do plano de carreira do município”, explicou
Segundo o vice-presidente do Sinserv, José Marcos Amaral, a prefeita Sheila Lemos não apenas é a primeira gestora, entre todos os que passaram pelo cargo, que dialogou diretamente com os sindicatos nas campanhas salariais, como também é a primeira a continuar as discussões após a campanha. “A prefeita teve a sensibilidade de reconhecer que o trabalho na ponta tem que ser valorizado, e e ela está valorizando”, disse.
“Pra gente é muito importante e gratificante. Quando o servidor trabalha alegre, a máquina gira totalmente diferente. Quando o servidor tá satisfeito, tudo é melhor para o município, para nós todos, porque quem constrói essa cidade somos nós, o servidor e a gestão.”, afirmou José Marcos.
Atribuições profissionais
Os secretários e auxiliares escolares atuam na secretaria escolar, órgão responsável pela documentação e escrituração de arquivos escolares. Entre suas atribuições diárias, estão a organização do protocolo e arquivo escolar; a atualização das coletâneas de leis, regulamentos, diretrizes, portarias e demais documentos; redação de correspondências; elaboração de relatórios; coordenação e supervisão de atividades referentes à matrícula e transferência de alunos; e a resposta ao Censo Escolar Anual.