A prefeita Sheila Lemos deve enviar à Câmara de Vereadores, nos próximos dias, projeto de doação de uma área institucional do Município, localizada no bairro Miro Cairo, para a construção de uma central de triagem de resíduos sólidos recicláveis. O tema foi assunto de reunião, nesta segunda-feira (14), com a defensora pública estadual Kaliane Gonzaga, que atua na regional de Vitória da Conquista.
A construção da central integra o projeto Mãos que Reciclam, implantado pela 2ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), em 2016, com o objetivo de fomentar e aprimorar a coleta de materiais recicláveis na cidade de Vitória da Conquista. Com a central do Miro Cairo cerca de 50 catadores serão beneficiados.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, a central vai proporcionar mais dignidade aos catadores, que muitas vezes, guardam e triam o material reciclável dentro de suas próprias casas. “Os catadores, os recicladores têm uma importância muito grande e nós precisamos fortalecê-los. Eles precisam de um local digno para trabalhar. Além disso, a central é muito importante para a Prefeitura organizar a cidade. Então, entendendo dessa forma, o Município pretende ceder essa área”, assegurou Sheila.
A defensora pública esclarece que a central de triagem do Miro Cairo vai receber resíduos de grandes fontes geradoras. Para tanto, devem ser formalizados termos de compromisso entre a DPE/BA, a Prefeitura, a Associação de Catadores do Miro Cairo e os grandes geradores para que os materiais recicláveis desses geradores sejam destinados aos catadores.
“Com a central de triagem vamos concretizar uma política pública que é ideal, na qual os catadores não saem do território em que vivem e têm uma infraestrutura adequada para exercer o trabalho”, afirmou Kaliane.
Atualmente, 424 catadores fazem parte do projeto Mãos que Reciclam. Além da área no Miro Cairo, a DPE/BA está buscando junto ao Ministério Público Federal a cessão de outra no Vila América.
Também participaram da reunião, o secretário chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias, o secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, o membro do Conselho de Segurança da cidade, Célio Barbosa e membros da DPE.