A partir desta semana, as secretarias e órgão municipais, além da Emurc, que atuam na recuperação dos estragos causados pelas chuvas em Vitória da Conquista, terão que realizar um trabalho ainda mais integrado, em forma de mutirão, como forma de dar uma resposta mais eficiente às expectativas da população.
A determinação foi dada pela prefeita Sheila Lemos. em reunião na tarde desta segunda-feira (9), com a participação dos secretários Lucas Dias, do Gabinete Civil e da Mobilidade Urbana; Ana Cláudia Passos, do Meio Ambiente; e Kairan Rocha, de Serviços Públicos; dos representantes da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Vinícius Sidarta e Thiago Baleeiro, e da Emurc, Danilo Rocha. A gestora quer que os diversos setores atuem como uma força-tarefa, levando os serviços ao mesmo tempo aos locais atingidos.
“As secretarias já estão todas empenhadas em trabalhar para dar pronta resposta à população, mas a gente tem visto que, se cada secretaria trabalhar em um bairro diferente, a gente acaba não conseguindo fazer uma entrega completa”, explicou a prefeita de Vitória da Conquista.
“Nessa reunião hoje, eu pedi total empenho dos secretários, que trabalhem cada vez mais em conjunto, em forma de mutirão. Quando uma secretaria ou setor for para uma avenida ou um bairro, que vão todas as secretarias envolvidas, com a limpeza pública, a poda, o Tapa-Buracos e que se realize uma ação conjunta, para que a população receba o serviço por completo”, concluiu Sheila.
Já nesta terça-feira (10) os representantes dos órgãos irão se reunir para definir a logística do trabalho e elaborar um calendário, priorizando os locais mais prejudicados. O secretário municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha, falou sobre os encaminhamentos. “No que tange à responsabilidade da Sesep, a gente tem a limpeza das vias, porque nos momentos que acontecem fortes chuvas, ocorre escoamento de muita areia, muita terra, pras vias de circulação de veículos e pedestres, e a gente é responsável por essa limpeza, além do trabalho para a contenção do crescimento do mato na cidade. Vamos trabalhar para dar uma resposta imediata nesse sentido, como determinou a prefeita. ”, disse.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a alternância entre sol e chuva é uma vitamina para o crescimento da vegetação, e a necessidade de poda e roçagem em praças e jardins é constatada em vários pontos da cidade. “Agora a gente vai intensificar ainda mais esse ritmo, em forma de mutirão, para atender às áreas mais urgentes, que têm demanda muito maior, a prefeita pediu e a gente sabe que precisa ser rápido”, disse Ana Cláudia.
A Emurc vai direcionar duas equipes para compor a força-tarefa orientada pela prefeita, para os serviços de recuperação da infraestrutura das vias. “A Emurc já vem desenvolvendo um cronograma de cumprimento dessas ordens de serviço para tapamento dos buracos, vai também desempenhar ações específicas, direcionando duas equipes para ajudar as demais secretarias e fazer a cobertura de todos os bairros que forem notificados”, detalhou Danilo Rocha, que é assessor jurídico da empresa e representou o presidente, Paulo Rocha.