O prédio da Câmara Municipal de Vitória da Conquista vai passar por uma reforma completa a partir do mês de abril. O objetivo é restaurar o espaço e trazer mais comodidade aos vereadores, servidores e visitantes que ocupam o espaço ou circulam pelo local. A reforma vai contemplar o prédio atual, localizado na Rua Coronel Gugé.
Construído em 2002, na gestão do ex-vereador e ex-presidente da Casa, Alexandre Pereira, o prédio nunca passou por uma reforma completa em suas estruturas física, elétrica e hidráulica. Houve adequações, reparos, pintura, mas é a primeira vez que passará por uma reestruturação total. A reforma vai contemplar os quatro andares, incluindo o Plenário Carmen Lúcia, onde as sessões e audiências públicas são realizadas.
Segundo o presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), no período da reforma, as sessões vão acontecer em outro local, para que o plenário fique livre para as adequações necessárias. “Nós estamos vendo alguns espaços para a realização das atividades legislativas. O nosso desejo era que as sessões acontecessem na Zona Oeste enquanto a reforma tiver ocorrendo, mas ainda estamos analisando a disponibilidade de espaços, que podem ser nesse lado da cidade ou não. Também vamos promover as sessões itinerantes nos distritos, para que a Câmara possa estar mais perto do povo”, disse Dudé.
História – A Câmara de Vereadores foi instalada no município em 9 de Novembro de 1840. Em 1960, o município adquiriu e restaurou o antigo sobrado de Maneca Santos para servir ao Poder Judiciário e ao Poder Legislativo.
O antigo prédio, construído em 1910, pertencia ao coronel e pecuarista Manoel Fernandes dos Santos Silva (Maneca Santos) e é um dos poucos monumentos históricos que ainda existe na cidade. Sua construção foi conduzida pelo mestre de obras soteropolitano Luiz Alexandrino de Melo, o popular Luiz Pedreiro.