A ocupação da área conhecida como “Cidade Bonita”, localizada no alto do bairro Nova Cidade, rendeu polêmica e uma briga judicial entre as famílias que construíram seus barracos no local e a Prefeitura, na época da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão.
Na época, a Prefeitura alegava que as construções foram feitas em uma área de preservação ambiental. A determinação legal era de que o terreno seria desocupado utilizando até mesmo intervenção policial se necessário.
Após todo o imbróglio, algumas famílias ainda permaneceram no local. O Blog do Sena esteve na ocupação na tarde desta segunda-feira (28) e verificou que alguns barracos ainda permanecem no local. No entanto, as estruturas que ainda estão de pé estão em sua grande maioria desocupadas, além do número de barracos ser bem menor do que no período inicial da ocupação, iniciada em 2017.
Com a saída voluntária das famílias, a luta pela regularização da área como também por sua desocupação se tornaram inviáveis.
Atualmente, a Prefeitura está tendo um outro problema para resolver que é a ocupação de um terreno localizado no alto do bairro Universidade. A ação que tentou desocupar a área, derrubando os barracos, repercutiu em toda a cidade, gerando reações diversas. De um lado, a Prefeitura alega que os ocupantes estavam comercializando os terrenos, de outro, movimentos sociais que defendem as famílias que construíram suas moradias no local. Mesmo com a demolição dos barracos, a área segue ocupada.