Há mais de dois anos a falta de espaço nos cemitérios públicos de Vitória da Conquista vem sendo um problema para quem precisa sepultar um ente querido. Nesta semana, o Blog do Sena divulgou a situação do Cemitério do Kadija, onde sepultamentos estão sendo feitos nas vias de circulação, devido à falta de espaço.
Ainda durante a gestão do prefeito Herzem Gusmão, foi anunciada a construção de um novo campo santo. O local escolhido foi a fazenda Dandara, na saída para o município de Anagé, em um local utilizado pela Prefeitura para o despejo de entulho.
Uma equipe do Blog do Sena esteve no local na tarde desta terça-feira (28) e verificou que as obras seguem paradas e o despejo de entulho no entorno do local segue sendo feito normalmente. Contudo, a situação deve mudar em breve, uma vez que foi publicada no Diário Oficial do Município uma dispensa de licitação no valor de R$ 703 mil, referentes à primeira etapa da obra.
Essa parte da obra será realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) e deve ser concluída em 5 meses.
Em abril desse ano, a área destinada ao novo cemitério ganhou um portão e um muro, mas nenhuma outra intervenção, além da limpeza do terreno havia sido feita. A limpeza também foi restrita ao interior da área, no entorno ainda é possível ver sujeita e restos de entulho.
Agora, com o agravamento da falta de espaço nos cemitérios, a Prefeitura se apressou em realizar as obras necessárias para a inauguração do local. Mesmo com a expectativa para o início das obras, ainda não existe qualquer previsão para a abertura do cemitério.