Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Por 8 votos a 6, indicação de retorno às aulas é aprovada na Câmara e gera polêmica

Random image

O assunto está causando polêmica e discussões em Vitória da Conquista desde a última semana. Isso porque na sessão da última sexta-feira (16) todos os vereadores da Bancada de Situação da Câmara de Vereadores votaram a favor da indicação de retorno às aulas presenciais nas escolas municipais e particulares da terceira maior cidade da Bahia.

A indicação é de autoria do vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) e foi discutida e votada no final da sessão . E por  8 votos a favor e 6 contra, a indicação foi aprovada. Agora, a indicação do vereador segue para o Governo Municipal e será avaliada pela prefeita Sheila Lemos.

Ao apresentar e defender a indicação, o vereador criticou o Governador da Bahia, Rui Costa (PT). “Senhor governador, preste atenção nos seus atos, o senhor está na contramão da história. Já existem muito mais que elementos para que as escolas voltem a funcionar, dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde do nosso Brasil”.

O vereador Alexandre Xandó (PT) chamou a indicação de “acinte” ao afirmar que o retorno das aulas presenciais em escolas não contam com os mesmos recursos, uma vez que muitas unidades não passaram por qualquer adequação. “existem escolas na zona rural que não têm água, não têm banheiro, como esses estudantes estado retornando agora?”, indagou o vereador.

Nesta segunda- feira (19), o Sindicado do Magistério Público de Vitória da Conquista (Simmp), repudiou a indicação do vereador Dr. Augusto Cândido. Nas redes sociais do sindicato, a presidente,  Elenilda Ramos Lima, ainda questionou se os vereadores que votaram a favor conhecem a realidade das escolas municipais.

“O Simmp vem a público manifestar repúdio a indicação de retorno as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do município de Vitória da Conquista, feita pelo vereador Augusto Cândido na sessão da Câmara de Vereadores nas últimas semanas, onde teve a aprovação de oito votos favoráveis dos vereadores da bancada de situação. O Simmp gostaria de perguntar, ao senhor Augusto Cândido e aos demais vereadores favoráveis a essa indicação, se eles conhecem a realidade da Escola Pública de Vitória da Conquista. Os senhores visitaram essas escolas?”, declarou a presidente do Simmp.

Além do sindicato, vários profissionais da educação usaram as redes sociais para criticar a indicação e demonstrar insatisfação referente a como o assunto está sendo discutido, uma vez que a cidade vive o pior momento da pandemia do novo coronavírus, com alto índice de contágio, alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e clínicos de moradores de Vitória da Conquista, além dos óbitos em decorrência da Covid-19 que já se aproxima dos 400.

De acordo com o último boletim, divulgado pela prefeitura nesse domingo (18), a cidade registrou 25.114 casos de Covid-19 confirmados, sendo que 513 estão ativos. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 95,7%, sendo que 45,7% de munícipes de Vitória da Conquista. A taxa de ocupação total de leitos clínicos é de 60,3%, e desse número, 39,8% são de pacientes da cidade. O número de óbito chegou a 398.

Governo do Estado

O governo autorizou as atividades escolares de forma semipresencial em 19 cidades baianas. As atividades estão permitidas nas unidades de ensino públicas e particulares nos municípios listados, em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%.  No entanto, Vitória da Conquista não faz parte da lista.

As cidades com as atividades liberadas são: Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

De acordo com o novo decreto publicado, a realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.  No restante do estado, continuam suspensas, até 26 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares.

Confira o vídeo:

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também