Relatos encaminhados ao Blog do Sena denunciam que o programa Saúde da Hora, implantado em postos de saúde para estender o horário de atendimento, não está sendo cumprido em várias unidades.
Essa medida havia sido implementada em 11 Unidades de Saúde da Família a fim de fortalecer as ações de enfrentamento à Covid-19. Os horários de funcionamento em postos com o Saúde da Hora são de segunda a sexta das 7h às 19h, sem pausa para o horário de almoço, e aos sábados das 7h às 13h. O programa foi implementado em abril de 2020.
Algumas Unidades de Saúde da Família que não estão exercendo o atendimento nos horários estabelecidos, segundo a população, são a Nelson Barros, do bairro Kadija, Jardim Valéria, no Jardim Copacabana e do Simão, no Campinhos.
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) abordou o assunto na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores dessa quarta-feira (16). “Unidades de Saúde da Família não estão cumprindo o programa Saúde da Hora, o que está sobrecarregando algumas unidades”.
Ele também citou falta de medicamentos em unidades e a possibilidade de perder os 20 leitos UTI do Hospital São Vicente de Paula. “A saúde de Conquista está em péssimo estado, está na UTI”, afirmou.
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para esclarecimentos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.