Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: População denuncia dificuldade para doar sangue no Hemocentro Regional; nova unidade deve ser entregue no final do primeiro semestre

Random image

Nos últimos dias, doadores estão enfrentando dificuldades para doar sangue no Hemocentro Regional de Vitória da Conquista. Várias são as reclamações de pessoas que estão dispostas a doar, mas não estão conseguindo O motivo é a falta de estrutura e de equipamentos no local. Atualmente, o Homoba funciona dentro do Hospital Geral.

Durante a epidemia de dengue, a necessidade de pessoas necessitando de doações aumentou Para atender a alta demanda, o Hemoba necessita de estoque. Mas, com dificuldade de atender os doadores, está faltando sangue para quem precisa.

Em contato com o Blog do Sena nesta terça-feira (12), uma mulher denunciou a situação. Segundo ela, uma pessoa da sua família está com dengue hemorrágica e precisando de doação de plaquetas. A família mobilizou pessoas da cidade de Mirante que vieram em um ônibus para realizar a doação de plaquetas no Hemoba. No entanto, foram impedidos.

“Estamos com um paciente da família no Hospital de Base, ele está com as plaquetas baixas, com dengue hemorrágica, e conseguimos um ônibus que veio de Mirante para doar as plaquetas, para ele fazer uma pulsão. E, simplesmente o Hemoba falou que não tem estrutura para colher as plaquetas de ninguém. Um descaso enorme com a família, com as pessoas que vieram de Mirante, inclusive para outros pacientes também. Estão tratando com descaso”, disse.

Um outro homem também denunciou a situação. Segundo ele, a justificativa foi de que o Hemoba não possui estrutura adequada para realizar a coleta de sangue para aquela quantidade de pessoas. “Estamos aqui hoje fazendo uma campanha de doação de sangue por conta da demanda, por conta da dengue e o Hemoba simplesmente está sem estrutura para receber as pessoas. Algumas pessoas já foram barradas na porta”, contou.

As reclamações dos cidadãos poderão ser solucionadas com a entrega da nova unidade do Hemoba que está sendo construída pelo Governo do Estado da Bahia. O local será especialmente para atender as demandas de doação de sangue e serviços afins.

Em nota enviada ao Blog do Sena, a Fundação Hemoba, que administra o Hemocentro Regional de Vitória da Conquista, afirmou que a previsão é que o equipamento seja entregue no final do primeiro semestre. “As obras do Hemocentro Regional de Vitória da Conquista estão em estágio avançado, alcançando a marca de 80% de conclusão. A previsão é que a nova unidade seja entregue no final do semestre, representando um marco significativo para a melhoria dos serviços de coleta e transfusão na região”, disse a Fundação.

Com um investimento total de R$ 4 milhões, o Hemocentro Regional terá uma moderna infraestrutura que será fundamental para a realização do cadastro de medula óssea e a coleta de sangue, atendendo candidatos voluntários, convocados, reposição, além de receber demandas espontâneas, grupos organizados e campanhas de mobilização social.

Segundo a Fundação Hemoba, o novo espaço contará com outros serviços. “A unidade também contará com serviços como o processamento de bolsas de sangue dos doadores, testes imunohematológicos de receptores e expedição de hemocomponentes. Além disso, serão oferecidos serviços de transfusão ambulatorial, atendimento médico e de enfermagem para pacientes com DF, farmácia para dispensação de medicamentos, assistência social para encaminhamentos de demandas dos pacientes e produção de plaquetas e crio para suporte transfusional dos pacientes”, explicou.

Para a Fundação, “a conclusão desta obra não apenas expandirá a capacidade de atendimento, mas também permitirá melhorias substanciais nas condições de trabalho e no ambiente para os doadores, promovendo uma experiência mais positiva e acolhedora”, destacou.

Os voluntários interessados em doar sangue ou no cadastro para doador de medula óssea devem comparecer a unidade portando um documento oficial com foto, estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg. A Hemoba em Vitória da Conquista funciona para coleta de sangue de segunda a sexta-feira de 7h30 às 12h. Os grupos acima de 20 pessoas devem agendar a doação através dos telefones (77) 3427- 4501/2060 ou e-mail [email protected] para que possamos organizar o fluxo de doadores no período.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também