Aconteceu na última terça-feira, 13, uma plenária de formação acerca da Lei Paulo Gustavo. O evento, idealizado pelo mandato do Vereador Alexandre Xandó, foi uma realização da Comissão de Legislação Participativa da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista e contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult-BA).
A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, que recebeu o nome do ator e humorista Paulo Gustavo, vítima da pandemia de Covid19, foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos.
A Plenária, que reuniu cerca de 100 agentes culturais da região sudoeste, entre lideranças e artistas de diversos segmentos, foi ministrado por Thaís Pimenta, Representante Territorial de Cultura do Governo do Estado, que explicou alguns conceitos da lei e como ela pode agir em benefício da categoria.
Para Xandó, a Lei Paulo Gustavo é um marco importantíssimo para o fomento da cultura e deve ser aplicada de forma que garanta os recursos cheguem aos mais diversos segmentos da cultura. “A Lei Paulo Gustavo marca de forma ímpar o fomento à cultura do País. Realizar essa plenária foi uma forma de facilitar o acesso ao conhecimento da lei, para que ela possa favorecer o maior número de fazedores de cultura, para além do audiovisual, mas também os músicos, os capoeiristas, os povos de terreiro entre outros.” afirma o vereador.