Com o comércio fechado, era para as ruas de Vitória da Conquista estarem quase totalmente vazias, contudo, sem medidas de assistência, as pessoas em situação de rua permanecem nas vias da cidade, ainda mais expostas ao risco de contaminação pelo Coronavírus.
No Centro da cidade, as coberturas de lojas têm servido de abrigo para quem não tem para onde ir. A situação tem sido ainda mais crítica para a população de rua com a chegada da chuva e do frio na cidade.
A Defensoria Pública da União recomendou que estados e município providenciem abrigos, alojamentos e centros de acolhimento para que pessoas em situação de rua sejam acomodadas. Além disso, elas devem receber orientações e produtos básicos de higiene, entre eles álcool em gel, que ajudem a prevenir o Coronavírus.
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura para saber se algum abrigo foi preparado para pessoas em situação na cidade. A Prefeitura informou que possui dois equipamentos Centro Pop Adulto e o Centro Pop Infantil e Adolescente que prestam atendimentos especializados às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O encaminhamento para esses espaços é feito por uma equipe de Abordagem Social.
Todavia, tanto o Centro Pop Adulto quanto o Centro Pop Infantil e Adolescente funcionam apenas das 8h às 17h, no restante do tempo, essas pessoas não têm onde se abrigar ou fazer a higiene adequada para diminuir o risco de contaminação. Durante a pandemia, a Prefeitura vai disponibilizar para aquelas pessoas que apresentam sintomas da COVID-19, um espaço exclusivo de isolamento, munido de todas as condições adequadas de rotinas diárias de um domicílio. Em caso de agravamento dos sintomas, serão seguidas as recomendações de encaminhamento para rede hospitalar.