Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (18), o pedido de “socorro” orçamentário da prefeita Sheila Lemos (União Brasil). O auxílio foi solicitado por meio do Projeto de Lei nº 34/2022, que solicita a autorização para a realização de uma suplementação orçamentária no valor de mais de R$27 milhões.
O pedido foi aprovado em uma sessão movimentada, que lotou a Câmara de Vereadores, parou o trânsito da rua Zeferino Correia e mobilizou servidores componentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitoria da Conquista e o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias (Sindacs), que reforçaram a pressão para que o “socorro” se concretize.
Esse pedido pode gerar polêmicas, já que se trata de uma autorização para gastos do Executivo que não estavam previstos no orçamento. Os Sinserv e o Sindacs, por outro lado, pedem pela aprovação da complementação, porque, segundo eles, possibilitará à Prefeitura honrar com o devido pagamento dos servidores.
Na segunda-feira (21), será realizada uma sessão extra para pedir voto de dispensa da pauta, possibilitando que o projeto tramite de forma mais célere, já que não terá a obrigatoriedade de passar por todas as comissões da Câmara.