Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Pais e crianças lotam o Cemae para atividade promovida por vereadora que teria atendimento médico e voltam para casa revoltados

Random image


A manhã desta terça-feira (08) era de esperança para muitos pais e mães de crianças de Vitória da Conquista. Uma atividade que seria realizada no Cemerf, no Cemae, iria fornecer atendimento médico em pediatria, neuropediatra, psicologia e odontologia em comemoração do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. No entanto, tudo ficou apenas na promessa.

Os relatos recebidos pelo Blog do Sena são de que dezenas de país e crianças se deslocaram para o local e esperaram por horas, mas nenhuma das atividades prometidas foi de fato ofertada. Além da chateação pela viagem perdida, ficou a frustração de não conseguir o atendimento para os filhos, incluindo para especialidades tão difíceis, como a neuropediatria.

A atividade foi proposta pelo mandato da vereadora Lara Fernandes (Republicanos), em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Cemerf. Além dos atendimentos, o anúncio dizia ainda que seriam oferecidos “lanches e diversão”. Ao contrário do anunciado, os pais voltaram para casa com um gosto amargo inclusive da falta de satisfações acerca do motivo da não realização dos atendimentos por parte dos proponentes.

O Blog do Sena entrou em contato com a vereadora Lara Fernandes que respondeu por meio de nota.

Como vc está vendo, houve sim o evento! Estava marcado
Para 9 horas, iniciamos às 8. Eu tomei a iniciativa mas o evento foi abraçado por vários profissionais de clínicas que já atendem crianças do espectro autista. Agradecendo – todos os profissionais envolvidos, a Clínica Family e a FTC! Foram 160 crianças acolhidas e cadastradas. . Todos os serviços oferecidos no card foram ofertados. Teve sim,Bolo, salgados e guloseimas servido às 11 horas e todos que estavam presentes foram bem
Servidos. Todos foram informados que teremos outros momentos com as crianças cadastradas, divididas pelo perfil que foram traçados pelos psicólogos. Agora já tinha sido informada desde o dia interior que tinha pessoas já com ativismo político em grupos de WhatsApp tumultuando e fala do que ia lá pra fazer confusão e filmar. Com medo de causar tumulto e assustar as crianças , cheguei a pedir ao comandante da guarda no dia anterior que fizesse a segurança do local. Não podemos negar que há um déficit de atendimento aos autista em Conquista, mas soma-se a isso, crianças sem síndrome nenhuma que foi ao evento atrás de consulta pediátrica, eu mesma atendi 4 crianças que não tinham nenhum problema neurológico. E tb pessoas querendo forçar laudo para conseguir benefício no INSS, o que eu já venho constatando semanalmente em meus atendimentos como professora do curso de Pediatria da UESB num movimento cada vez mais crescente, o que dificulta até o planejamento do município voltada para esse público. E outro fator que eu não contava, crianças de outros municípios vieram para o evento. Atendemos a todos com carinho. E teremos sim outros momentos. Já vou avisando aos incomodados com a minha ação.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também