O conquistense anda muito insatisfeito com o preço pago pelo combustível nos postos da cidade. Na véspera do feriado de Carnaval, o valor pago pelo litro da gasolina foi reajustado em mais de 25 centavos, saltando de um preço médio de R$ 5,69 para R$ 5,99, um aumento que pesa e muito no orçamento dos condutores.
Nesta sexta-feira (24), o preço praticado pelos postos de combustível de Vitória da Conquista voltou a ser alvo de críticas e questionamentos na Câmara de Vereadores. O vereador Subtenente Muniz afirmou ué a gasolina paga pelos consumidores conquistenses é a “mais cara da Bahia”.
O vereador afirmou ainda que a cidade é vítima de um “cartel “ formado pelos postos de combustíveis. O cartel é um acordo de cooperação entre empresas que buscam controlar um mercado, determinando os preços e limitando a concorrência.
A existência de um cartel já foi levantada por diversas vezes tanto por consumidores quanto por autoridades, no entanto, nenhuma investigação foi feita para comprovar a existência, o que não é uma tarefa fácil.
O edil cobrou do sindicato dos postos de gasolina uma resposta que justifique os preços praticados no município. O que todos os consumidores já sabem é que o reajuste para mais é o primeiro a chegar nas bombas, enquanto as reduções demoram para serem repassadas para os clientes.