A prefeita Sheila Lemos vai dar a ordem de serviço para uma reforma da feira do bairro Brasil até o final deste mês. Ela aguarda apenas ajustes que estão sendo feitos no projeto pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A informação foi dada ao presidente da Cânara de Vereadores, Luís Carlos Dudé, em reunião ontem (12), no gabinete da prefeita.
Para a gestora, a obra que será realizada no local, além de dar um novo aspecto à parte da feira que fica na Rua Abdias Menezes, vai oferecer mais conforto e segurança para feirantes e consumidores. “A feira-livre é onde a vida da cidade é mais original. Lá as pessoas vendem, compram, mas também se encontram, interagem, as feiras são pontos de convergência e de convivência social e, por isso mesmo, além de precisarem ser dotadas de condições para o comércio, devem ser o mais agradáveis possível para todo mundo”, afirma Sheila.
Segundo Dudé, “a feira é um lugar em que todos nós estamos, dia a dia, hora a hora. E a feira do bairro Brasil é uma parte histórica da cidade. Logo, deverá ser iniciada essa obra de grande importância para Vitória da Conquista, e especialmente para a comunidade da zona oeste”.
De acordo com o secretário Jackson Yoshiura, da Seinfra, foi elaborado um projeto de cobertura em estrutura metálica, esguia e resistente, com área total de 810 metros quadrados, podendo abrigar até 120 unidades de barracas padronizadas. Por meio da disposição do telhado termoacústico, o local terá boa ventilação e iluminação natural. A circulação e as barracas serão ordenadas e a arborização no entorno e iluminação adequada proporcionarão mais qualidade ao ambiente e maior conforto para os usuários da feira.
“A feira do bairro Brasil existe há algum tempo de forma organizada, na medida do possível, pelos próprios feirantes. Lonas foram dispostas acima das barracas para proteger os transeuntes e os produtos comercializados ali no local. Por ainda não possuírem uma cobertura decente, eles ficam expostos às intempéries causando desconforto e atrapalhando o comercio no lugar e é isso o que nós vamos corrigir”, explica Jackson.
A cobertura será colocada sobre as barracas que funcionam na Abdias Menezes, entre os açougues e quiosques, compreendendo a área da feira que fica das avenidas Itabuna e Ilhéus até a Ceará. O serviço deve compreender uma grande melhoria do espaço e, ainda, a substituição da rede de iluminação do galpão dos açougues.
O projeto foi viabilizado por um aporte de R$ 2 milhões, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia (DEM).
Também participaram da reunião os secretários municipais Ramona Cerqueira, de Saúde, Jackson Yoshiura, de Infraestrutura Urbana, e Lucas Dias, do Gabinete Civil, além doassessor Marcelo Melo.