Desde 2021 o bairro Vila América, mais especificamente a Avenida Francisco Sabino, vem sofrendo com uma imensa cratera que se abriu na região do canteiro central da via. Após um longo período de interdição, a Prefeitura iniciou as obras para reestruturar o asfalto no último ano, o que não foi concluído até hoje.
O problema é causado pela falta de drenangem, que faz com que a água infiltre e faça o asfalto ceder. No final do ano passado, uma cratera de 5 metros se abriu. Velho conhecido dos moradores e dos comerciantes, o buraco colocou toda em alerta e provocou uma nova interdição da parte central da avenida.
A Prefeitura divulgou um investimento de R$ 5 milhões para realizar toda a parte de drenagem e reestruturação do canteiro. A obra até chegou a ser iniciada, mas parece longe de ser concluída.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila América, Welton Mancha, cobrou da Prefeitura a conclusão das intervenções. “A gente quer que a Prefeitura execute de forma séria e realmente venha a definir essa obra aqui na Avenida Francisco Sabino. Ela já vem perfurando nesses quatro anos, já teve outras intervenções, onde teve o desabamento aqui, cedeu o solo em outras partes e vai ter que novamente refazer um desperdício, infelizmente, do dinheiro público”, reclamou.
O presidente disse ainda que a obra inconclusa prejudica o comércio local e os moradores, por causa da lama e da poeira que tomam conta da via.
Na última sessão da Câmara de Vereadores, o vereador Ricardo Gordo (PSB), reclamou da demora. Por enquanto, a última atualização feita pela Prefeitura foi de que a obra foi retomada no final de janeiro, após o tempo ficar estável.