Vitória da Conquista atingiu, neste sábado (29), a marca de 100 mortes causadas pela Covid-19, em seis meses de notificações. O falecimento foi de uma paciente de 68 anos, moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, portadora de Doença cardiovascular. Ela estava internada desde o dia 4 de agosto no Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), onde veio a óbito no dia 28 de agosto.
Mais 90 pessoas tiveram resultado positivo para infecção, totalizando 5.239 casos confirmados do Novo Coronavírus no município, sendo que 4.624 pessoas já estão recuperadas e 515 ainda seguem em recuperação – 26 internadas e 489 em tratamento domiciliar.
Ainda aguardam classificação final 5.163 pacientes notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19, dos quais: 3.753 estão aguardando por investigação laboratorial e 1.410 por resultado laboratorial de exame RT-PCR (136 amostras estão em análise no Lacen Municipal e 1.274 estão no Lacen Estadual).
Dos pacientes em investigação, 1.091 estão com sintomas leves e permanecem em tratamento domiciliar e 4.061 já recuperaram-se da Síndrome Gripal. Outros 10 pacientes estão hospitalizados e um foi a óbito por suspeita de contaminação da Covid-19 – esses casos seguem aguardando investigação laboratorial.
Ocupação dos leitos – A rede SUS do município conta, atualmente, com 168 leitos (98 de enfermarias e 70 de UTI) para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Neste sábado (29), estão internados 76 pacientes de Vitória da Conquista e de outros 20 municípios:
- Planalto;
- Poções;
- Barra do Choça;
- Eunápolis;
- Ibicuí;
- Itapetinga;
- Macarani;
- Encruzilhada;
- Malhada;
- Umbauba-SE;
- Potiraguá;
- Itarantim;
- Guajerú;
- Piripá;
- Anagé;
- Brumado;
- Igaporã;
- Malhada de Pedras
- Iguaí;
- Caetité.
A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta por cada uma das pessoas que faleceram pela doença e reforça sobre a necessidade da população manter as medidas de prevenção. Evite sair de casa sem necessidade e, sempre que sair, use máscaras e higienize mãos e objetos.