Os 22 novos radares instalados em Vitória da Conquista começaram a passar pela aferição do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) na noite desta quarta-feira (02). Além dos novos equipamentos, o Ibametro fará ainda a aferição dos outros 22 radares que já estão em funcionamento na cidade.
O Blog do Sena acompanhou a ação na Avenida Perimetral. Além dos técnicos do Instituto, que vieram de Salvador, a aferição contou com a presença de técnicos da empresa responsável pela operação dos equipamentos na cidade e de agentes do Simtrans.
Assim que a aferição foi feita, os equipamentos foram ativados, passando a funcionar. Contudo, a cobrança de multa para os condutores que ultrapassarem o limite de velocidade deve ter um prazo de tolerância, devendo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana divulgar o início da operação dos equipamentos.
Os novos radares estão instalados nas avenidas Laura Nunes, Gilenilda Alves, Presidente Vargas, Luís Eduardo Magalhães e Paraná, onde o limite de velocidade será de 40 km/h, e nas avenidas Brumado e Olívia Flores, onde a velocidade permitida será de até 50 km/h.
Além disso, quatro aparelhos de avanço/parada serão responsáveis por registrar e notificar os veículos que ultrapassam o sinal. Eles estão localizados nos cruzamentos da Otávio Santos com Vivaldo Mendes; Régis Pacheco com Crescêncio Silveira; São Geraldo com Silfredo Pedral (Rua 10 de Novembro); e Otávio Santos com Siqueira Campos.
A previsão de que os equipamentos passassem a operar a partir de janeiro desse ano não se cumpriu, mas o início oficial do funcionamento dos novos radares está cada vez mais próximo.