A expectativa em torno do envio do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Vitória da Conquista aumentou após a realização de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (28). O PDDU é instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município, sendo previsto na Constituição Federal, no entanto, Vitória da Conquista já está há 15 anos sem a renovação do mesmo.
A audiência vida discutir o documento que será apresentado na Casa Legislativa para apreciação e que vai nortear o desenvolvimento do município pelo próximos 20 anos. O atual documento é fruto de discussões Executivo Municipal com a comunidade da sede e dos 11 distritos.
O proponente da audiência foi o vereador Augusto Cândido, afirmou que, mesmo após um ano debruçado sobre o documento, ainda não consegue emitir uma opinião. “É um assunto de extrema importância para a nossa cidade, estabelecer as regras da construção civil, da ocupação de espaços, e antes de ser reencaminhado para cá para apreciação, eu solicitei essa audiência pra que a gente comece a conversar. O PDDU eu estou lendo há um ano e não sou capaz de emitir uma opinião fechada e vai chegar para a gente votar, e eu preciso ter uma opinião”, avaliou o edil.
No final do ano passado, o PDDU chegou a ser encaminhado para a Câmara, mas retornou para alterações. A expectativa agora é que o Executivo reencaminhe o projeto para ser apreciado. “Nós não podemos esperar que se passe o mandato inteiro sem que venha. É um assunto que precisa ser debatido. Nós precisamos entender o PDDU, eu chamei alguns engenheiros, alguns arquitetos e alguns secretários pra que a gente possa formar ideias”, reforçou.