Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: “Nenhum problema foi constatado”, afirma coordenador de trânsito após reclamações sobre radares

Após reclamações de que radares em Vitória da Conquista estariam desregulados e podendo gerar multas injustas para os motoristas, o Simtrans verificou os equipamentos nesta quarta-feira (13). Motoristas questionaram a possibilidade dos radares estarem registrando quilometragem a mais do que o mostrado no veículo.

O Blog do Sena registrou o momento em que uma equipe estava verificando o radar da Avenida Gelenilda Alves, no bairro Boa Vista. Em entrevista ao Blog, Tiago Barros,  Coordenador de Trânsito, explicou que todos os radares são aferidos pelo Inmetro. “Os equipamentos de verificação de velocidade são equipamentos aferidos pelo Inmetro. Então, quando faz a instalação, qualquer manutenção que venha a romper o lado do equipamento, venha a ferir o equipamento, é preciso ter uma nova verificação”, disse. 

Tiago contou que os radares foram verificados e nenhuma irregularidade foi encontrada. “Pedimos à empresa responsável pelos equipamentos para fazer uma verificação periódica. Ela informou em relatório que nenhum problema foi constatado. Entramos em contato também com a empresa de ônibus da cidade, fomos até o local com o instrutor da empresa, fizemos a verificação in loco onde foi constatado em um equipamento específico que era objeto de denúncia e em outros equipamentos, mas não foi encontrado nada”, explicou. 

O coordenador ainda ressaltou alguns motivos para casos onde a quilometragem do radar pode ser diferente da registrada no veículo. “Na verdade o que acontece é que muitos velocímetros, muitos hodômetros de veículos não estão marcando corretamente. Ou o veículo também não está com o seu jogo compatível com o original de fábrica então a velocidade correspondente não condiz com aquilo que ele está visualizando”, declarou. 

Ele também explicou que todos os cidadãos que forem autuados nos radares das cidades têm o direito de recorrer. “Todos os radares estão devidamente aferidos, estão homologados até pelo órgão regulamentador, no caso da Bahia é Ibametro que é o representante do Inmetro. Então, estão todos aferidos aí, mas mesmo assim o Simtrans está de portas abertas para acolher toda e qualquer tipo de denúncia. E o cidadão que foi autuado, cabe a ele ainda o direito de recurso”, finalizou. 

 

Assista a seguir a entrevista na íntegra.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também