Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: “Nada de pânico, a gente só está acompanhando”, diz secretário de saúde após decretos do covid-19

Random image

Nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Vitória da Conquista, publicou dois decretos referentes a covid-19 no município. O Decreto 22921 retoma a obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades de saúde de urgência e emergência da cidade.  Já Decreto 22922, reabre o Comitê de Crise, inaugurado durante a pandemia. O objetivo do Comitê é monitorar os casos, implementar medidas preventivas, de controle e contenção da doença.

Em entrevista ao Blog do Sena, o secretário Municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, explicou que os decretos foram necessários, após avaliação do aumento de casos de covid na cidade.

“Nossa gestão é pautada em números, a gente tem acompanhado de perto os números do covid e a gente achou por bem reativar o comitê. Na verdade, existia um Comitê de Crise no passado, como a gente não vivia mais em situação de crise, a gente revogou esse comitê, e criou um Comitê de Monitoramento e avaliação dos números para que a gente possa acompanhar dia a dia a evolução do covid”, explicou Rodrigues.

Segundo o secretário, os números de casos de covid-19 vão continuar subindo em Vitória da Conquista. O período mais crítico será o final de novembro, onde a expectativa é que os casos aumentem de forma significa. Mas, segundo ele, até fevereiro do ano que vem os casos da doença na cidade devem zerar.

“A gente sabe hoje que a expectativa é haja uma subida no número de casos. Até o final do mês vai se estabilizar e até fevereiro, a previsão é essa, esteja zerado isso aí. Por isso, a gente utilizou apenas a recomendação do uso de máscaras nas emergências hospitalares que é onde as pessoas gripadas chegam tossindo, espirrando”, disse Rodrigues.

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Vitória da Conquista possui 29 casos ativos da doença. Neste momento, 10 pacientes de Vitória da Conquista com diagnóstico confirmado para Covid estão em internamento hospitalar para tratamento da infecção.  Para evitar a contaminação, o secretário recomenda as medidas de proteção, como lavar bem as mãos e usar álcool em gel.

“No dia a dia, em qualquer outro lugar, os cuidados que a população deve ter são gerais, como lavar as mãos, usar o álcool gel, isso tudo é importante para que a gente evite a propagação”, diz.

Apesar dos novos decretos, após o aumento dos casos, o secretário explica que não há motivos para pânico. De acordo com ele, as medidas foram adotadas para proporcionar mais tranquilidade e segurança para a população de Vitória da Conquista.

“Nada de pânico, a gente só está acompanhando. Porque, a gente tem como base usar os números, quando a gente faz gestão pública com base em número, a gente acerta mais. Então, a gente quer dar segurança e tranquilidade para a população e não há nenhuma situação de pânico. Muito pelo contrário, a gente fez vem fazendo para mostrar que existe segurança no que a gente está avaliando e nas decisões que a gente está tomando”, tranquilizou Rodrigues.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também