Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Muralha Digital registra aumento de 32% nas infrações de trânsito na primeira quinzena de 2025

Vitória da Conquista enfrenta um desafio crescente no trânsito urbano. Dados recentes indicam um aumento de 32% nas infrações de trânsito durante a primeira quinzena de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, passando de 1.600 para um número significativamente maior.

A reportagem exibida no Bahia Meio Dia, na TV Sudoeste, desta segunda-feira (20), mostrou que as infrações mais comuns incluem conversões e estacionamentos em locais proibidos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, realizar uma conversão proibida resulta em cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 195,23, sendo classificada como infração grave. Estacionar em local proibido acarreta quatro pontos na CNH e uma multa de R$ 130,16, considerada infração média.

Todas as infrações foram flagradas pelas câmeras do projeto “Muralha Digital”, que passaram a funcionar  em 1º de janeiro de 2025. O sistema conta com nove equipamentos medidores de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento instalados em pontos estratégicos da cidade. Esses dispositivos utilizam tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para identificar placas de veículos em tempo real, transmitindo as informações ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

“As camêras estão para fiscalizar a questão de segurança diária, enquanto os controladores de velocidade estão apenas para fiscalizar o avanço dessa velocidade”, explicou o agente de trânsito Wilian Abreu.

Desde 16 de janeiro, os radares da Muralha Digital passaram a autuar motoristas que excedem os limites de velocidade, uma infração que aumenta o risco de acidentes. Os equipamentos estão distribuídos em 11 vias, incluindo a Avenida Luís Eduardo Magalhães, onde o limite de velocidade é de 50 km/h. A sinalização adequada alerta os condutores sobre o monitoramento ativo nessas áreas.

As vias monitoradas pelo sistema Muralha Digital são: Avenida Juracy Magalhães – três pontos; Avenida Luís Eduardo Magalhães – três pontos; Avenida J. Pedral – dois pontos; Avenida Frei Benjamim – um ponto; Avenida Laura Nunes – um ponto; Avenida Vivaldo Mendes – um ponto; Rua Siqueira Campos – um ponto; Avenida Presidente Vargas – um ponto; Avenida Brumado – um ponto; Avenida Paraná – um ponto e Avenida Integração – dois pontos.

O agente de trânsito ainda explicou como funciona  o processo de autuação: “A partir do momento que é gerado o evento pelo equipamento, recebemos aqui, fazemos todos os filtros e identificações para confirmar se realmente é aquele carro e se passou com excesso de velocidade. Temos instruções técnicas internas para essa avaliação e, posteriormente, fazemos a notificação que será entregue na residência do proprietário do veículo”, pontuou Abreu.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também