Na manhã desta terça-feira (11), através da portaria nº 07/2019, o Ministério Público da Bahia, determinou o início das apurações sobre irregularidades na contratação de funcionários da Clínica Municipal de Reabilitação Dr. Sebastião Rodrigues Castro, de Vitória da Conquista. A denúncia foi realizada pelos vereadores Valdemir Dias e Viviane Sampaio.
Os parlamentares fizeram um extenso levantamento de documentos que demonstram que a Prefeitura Municipal de Conquista tem utilizado a Fundação de Saúde, criada para administrar o Hospital Esaú Matos e o Laboratório Central, para contratar funcionários que atuam na clínica de reabilitação. Eles apontam o ato como improbidade administrativa.
Segundo os documentos apresentados, dos 22 trabalhadores contratados para exercer funções na clínica de fisioterapia, 19 foram contratados pela folha da Fundação de Saúde. No entanto, a lei que cria a fundação de Saúde não permite nenhuma assistência que não seja voltada para o Hospital Esaú ou para o Laboratório Central.