A atitude de um motorista provocou indignação de outros condutores e transeuntes no bairro Candeias, na manhã desta quinta-feira (24). O condutor estacionou seu veículo, que é de grande porte, sobre uma calçada e também sobre o piso tátil colocado na mesma.
O piso tátil é colocado para que pessoas com deficiência visual possam se locomover com mais facilidade. Assim, além de prejudicar a passagem dos pedestres de forma geral, ele ainda aumentou o risco de pessoas cegas se acidentarem, dada a maior probabilidade das mesmas esbarrarem no veículo deixado em local inadequado.
De acordo onde o leitor, situações como essas são flagradas diariamente nas ruas de Vitória da Conquista. Os pedestres pedem maior fiscalização por parte do Simtrans para inibir a falta de educação de alguns condutores.
Estacionar na calçada, piso tátil e ciclovias é uma infração de trânsito grave, de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa por estacionar na calçada é de R$ 195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.