A falta de água no bairro Mirucaíro, em Vitória da Conquista, tem causado transtornos para os moradores há meses. Relatos indicam que algumas famílias chegaram a ficar até 14 dias sem abastecimento, dependendo de vizinhos ou precisando comprar água para suprir as necessidades básicas. A notícia foi divulgada pelo programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste.
Genival dos Santos, morador do bairro e encanador, contou que chegou a passar 11 dias sem água. “Em dezembro a gente passou dificuldade por falta de água, com parentes que vieram visitar a gente no Natal e Ano Novo. Foram os vizinhos de outros bairros que ajudaram a gente com água. E vem se arrastando aqui há muito tempo”, disse.
A situação tem impactado ainda mais quem tem crianças em casa. Genival relatou que, além da ajuda dos vizinhos, às vezes é necessário comprar água. “Pra beber tem que comprar. E tem alguns vizinhos que têm umas reservas porque aqui falta muita água. A gente pega um balde emprestado ou dois. Semana passada, eu perdi dois dias sem poder sair, na casa dos vizinhos, procurando água pelo menos pra tomar banho e lavar os pratos, porque é meio complicado”.
Dona Maria Barbosa, dona de casa, também sofre com a irregularidade no abastecimento. Segundo ela, racionar a água virou rotina. “Mais de dez dias tomando banho de copinho, porque não tinha água pro chuveiro. E o meu filho especial gosta do chuveiro”, contou.
Os prejuízos não afetam apenas as residências, mas também o comércio. No salão de beleza de Marcelo de Oliveira, cabeleireiro, a falta de água se tornou um grande desafio. Para não perder clientes, ele precisou improvisar. Se a água não vem da torneira, vai de balde mesmo. “Além dos transtornos em frente aos clientes, a gente depende disso, né? Se falta água, não tem trabalho, e a gente vive dependendo dessa água.”
A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) afirmou, por meio de nota, que o abastecimento no bairro Miro Cairo está funcionando normalmente e reforçou a importância de os moradores terem reservatórios adequados para situações emergenciais. No entanto, moradores contestam a declaração, afirmando que há 14 dias a água chega apenas em filetes, sem força suficiente para encher os reservatórios.
Para reclamações ou solicitações de suporte, a Embasa disponibilizou o telefone 0800 055 5195. No entanto, a população do bairro segue cobrando uma solução definitiva para o problema.