Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Moradores denunciam fechamento antecipado do Laboratório Central

Random image

O fechamento antecipado do Laboratório Central Municipal (Lacen) de Vitória da Conquista, que deveria entrar em recesso apenas no dia 23 de dezembro, mas suspendeu os atendimentos já no dia 16, gerou revolta e trouxe transtornos para pacientes que dependem do serviço. A interrupção, justificada pela prefeitura como parte de reformas na unidade, pegou de surpresa moradores que tinham exames previamente agendados.

Entre as denúncias, está o caso de um morador que foi ao Lacen nesta terça-feira (17) para realizar exames previamente marcados. Ele conta que, ao chegar à unidade no horário combinado, encontrou o laboratório fechado: “Tinha exame marcado para hoje, às 7h. Quando cheguei lá, me deparei com as portas fechadas. Agora, só vão voltar no dia 2 de janeiro. É uma situação que desrespeita a população”, desabafou.

Outro caso que ilustra o impacto do fechamento é o de uma moradora do bairro Morada dos Pássaros, que aguardava há mais de 15 dias para que seu esposo realizasse exames necessários para uma cirurgia marcada. “Meu marido tem uma cirurgia prevista para o dia 8 de janeiro. Os exames dele estavam agendados para hoje, mas, quando ele chegou lá, disseram que o laboratório está em reforma e que só vão atender em janeiro. É revoltante”.

Em nota divulgada em 9 de dezembro, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), responsável pelo Lacen, informou que o fechamento da unidade foi necessário para a realização de reformas na estrutura física e elétrica, além da instalação de novos equipamentos.

Durante o período de recesso, os atendimentos estarão restritos a exames prioritários, como os de pacientes oncológicos, de hemodiálise e os de vigilância epidemiológica, que serão encaminhados para análise em Salvador.

A FSVC reforçou que o laboratório voltará a funcionar normalmente no dia 2 de janeiro de 2025. Contudo, para os moradores afetados, a decisão causou transtornos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também