Nesta segunda-feira (17), o Blog do Sena flagrou uma cena que se tornou corriqueira em Vitória da Conquista desde o início da pandemia de Coronavírus. Mesmo com a proibição do transporte intermunicipal por um decreto estadual, ônibus de diversas empresas continuam deixando e pegando passageiros na lateral da Rodoviária, que está com os portões fechados.
Há mais de 4 meses sem trabalhar, com salários reduzidos e com o risco de serem demitidos, motoristas e outros funcionários das empresas de ônibus que operar na cidade, afixaram cartazes nos muros da rodoviária, pedindo a volta das atividades.
Durante todo o período de pandemia, o município recebeu passageiros de vários estados, porque o governo do Estado não podia proibir ônibus interestaduais de circularem. Assim, muitas pessoas vindas de vários estados que estavam em pleno surto do Coronavírus, continuavam chegando à cidade. O destino final de alguns não era Vitória da Conquista, mas cidades circunvizinhas.
No último domingo (16), a Viação Novo Horizonte, que opera no município e região, conseguiu uma liminar na Justiça que permita que seus veículos possam fazer tanto as linhas intermunicipais quanto as interestaduais sem que o Governo do Estado possa apreender, paralisar ou multar os ônibus da empresa.