Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Mesmo com aumento dos casos de Covid-19 e da taxa de ocupação dos leitos de UTI, comércio, bares e restaurantes continuarão abertos, segundo diretor do Comitê de Gestão Crise do município

Random image

Os casos de confirmados de covid-19 estão aumentando em todo país e em Vitória da Conquista não é diferente. De 1 de novembro a 3 de dezembro, a cidade registrou 1.793 novos casos da doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (3) pela Secretária de Saúde do município.

Ainda de acordo com o mesmo boletim, a taxa de ocupação dos leitos de uti exclusivos para os pacientes com covid-19 é de 62,9%. Desse total, 54,3% são pacientes de outros municípios e 8,6% de moradores de Vitória da Conquista.

Já o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), a taxa de ocupação dos leitos de UTI dos hospitais que tratam os pacientes com a covid-19 é de 80%. A cidade possui 70 leitos de UTI distribuídos no Hospital Geral, Hospital de Clínicas e Hospital São Vicente Paulo.

No começo da pandemia, no mês de abril, a prefeitura criou o Comitê de Gestão de Crise por meio do Decreto nº 20.248,  como o objetivo de atuar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao blog do sena nesta quinta-feira, o diretor do comitê, o Secretário de Administração, Kairan Rocha Figueiredo, disse a situação do conoronavírus está sendo acompanhado na cidade. Segundo ele, o aumento dos casos na cidade tem ligação direta com as campanhas eleitorais realizas no mês passado.

“O comitê de crise em nenhum momento deixou de existir, tem monitorado a situação e o comportamento da doença dentro do nosso município. Inclusive a gente já imaginava, não só por Vitória da Conquista, mas a movimentação das pessoas durante o pleito eleitoral em Vitória da Conquista e cidades do interior da nossa macro região, ele aumentou, então nós tivemos um pequeno aumento no nosso ritmo de tranmissão., declarou.

O índice que mede o ritmo de transmissão (Rt) em Vitória da Conquista está em 1,3%, o mesmo registrado quando o governo municipal autorizou a abertura do comércio. Esse número é considerado alto para os especialistas já que significa que um grupo de cem pessoas transmitem o vírus a outras 130 pessoas.

Mesmo com alta dos casos e da taxa de ocupação dos leitos de UTI da cidade, Kairan declarou que o comércio, bares e restaurantes vão permanecer abertos. “ A gente não acredita que Lockdown, toque de recolher, resolva a situação. Não trabalhamos com a hipótese de fechamento de comércio, bares e restaurantes. O que a gente acredita é na possibilidade de fazer o controle com as medidas de higiene, as medidas de precaução mesmo, concluiu.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também