Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Mesmo com aumento de óbitos, casos ativos e taxa de ocupação de leitos Covid, prefeitura flexibiliza restrições

Random image

Ao mesmo tempo que medidas de flexibilização são adotadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, os números da Covid-19 na cidade continuam aumentando e preocupando grande parte da população.

Enquanto entre os dias 1 a 14 de junho de 2020, nenhum óbito foi registrado, já que se manteve cinco óbitos confirmados somando os meses de abril e maio, no mesmo período de 2021 a cidade já registra 33 vidas perdidas em decorrência da Covid-19, ou seja, 33 moradores de Vitória da Conquista morreram da doença no período de 14 dias.

O número impressiona. Mas, não apenas ele chama atenção. No dia 14 de junho de 2020 a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ocupados apenas por munícipes de Vitória da Conquista, era de 14%. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (14), pela prefeitura, um ano após, a taxa é de 47,1%, o que significa um aumento de 336,4%

Já a taxa de moradores da cidade que ocupavam os leitos clínicos era de 7,9%, enquanto agora é de 26,9%, superior ao número de pacientes vindos de outros municípios da região sudoeste e até de outros estados, com um total de 25,6%.

Outro dado que não pode ser negligenciado é a quantidade de munícipes internados nos leitos exclusivos de Covid-19. No dia 14 de junho de 2020 eram nove pacientes de Vitória da Conquista internados nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 43 em tratamento domiciliar. Um ano depois, 48 munícipes estão internados e 417 em tratamento domiciliar.

Além disso, os casos ativos da doença também chamam atenção um ano depois. No dia 14 de junho de 2020, eram 52 casos. Já no dia 14 de junho de 2021,  são 465 munícipes com a doença em atividade.

Mesmo diante do aumento de óbitos, de casos ativos e da taxa geral de ocupação de UTI que não fica abaixo de 90%, a prefeitura permitiu no território do município de Vitória da Conquista a realização de eventos sociais e de entretenimento, limitados a 50% da capacidade de cada local de eventos e a no máximo 50 pessoas. A determinação faz parte do Decreto nº 21.133, publicado no Diário Oficial do Município, que prorroga por sete dias o prazo das medidas restritivas de prevenção à Covid-19.

Além disso, a prefeitura manteve os horários de funcionamento dos shoppings centers (das 10h às 21h) e do comércio de rua e dos estabelecimentos que prestam serviços que, desde o último dia 9, podem funcionar de segunda a sexta-feira, inclusive aos sábados e domingos, até às 20h.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também