No Twitter, o prefeito Herzem Gusmão afirmou na última quarta-feira (17), que pretende seguir com a reabertura. Na próxima etapa, serão autorizados a retomar as atividades bares e restaurantes.
Desde que a abertura foi iniciada, a cidade saltou de 159 casos confirmados para 446, ou seja, 287 novos casos de Coronavírus em 18 dias.
Um dos argumentos utilizados pelo prefeito foi de que a taxa de ocupação dos leitos é de 80% em outros municípios, enquanto em Vitória da Conquista essa taxa estaria em cerca de 32%. Contudo, nesta quinta-feira, o taxa dos leitos de UTI especificamente sofreu um novo aumento, passando a 60%. Também foram registradas duas novas mortes por Coronavírus.
Nesta quinta, o Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Sudoeste da Bahia (SIDHSUDOESTE) emitiu uma nota em apoio às ações do prefeito. Dentre os hospitais e entidades que fazem parte do sindicato estão os hospitais IBR e Samur.
Se a previsão for seguida, a reabertura de bares e restaurantes vai ocorrer na próxima segunda (22). Já as academias devem voltar no dia 6 de julho.