O músico Fabiano Moreira Santos, de 38 anos, conhecido como Djuamba, recebeu uma notificação do Ministério Público após a Secretaria Municipal de Saúde afirmar que ele estaria se recusando a fazer o teste para verificar se ele estava ou não com Coronavírus.
Fabiano chegou a Vitória da Conquista após passar por uma conexão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, apresentando uma tosse. Ele procurou a Vigilância Sanitária do município e foi orientado a ficar em quarentena por duas semana. Como mora com a mãe e com a avó, ambas idosas, ele foi para um quarto na casa de uma amiga.
Passada as duas semanas, ele voltou a trabalhar, tendo sido procurado pela Vigilância Sanitária e não sendo encontrado, uma vez que o período de quarentena já sido cumprido, ele Prefeitura apresentou a Secretaria de Saúde apresentou a denúncia ao MP.
Ele explica que quando soube que a Vigilância Sanitária o procurou e não encontrou, ele telefonou, explicando a situação. Acreditando que tudo estava esclarecido, ele foi surpreendido pela notificação. Djuamba disse ainda que nunca foi procurado para fazer a coleta do material para a realização do teste comprobatório da Covid-19.
De acordo com a notificação, se ele se “recusar” a se submeter ao exame, pode ser aberto um inquérito policial contra o músico. Surpreso e indignado com a situação, Fabiano divulgou um vídeo em suas redes sociais, explicando a situação.