Uma palestra realizada no Colégio Sacramentinas, Vitória da Conquista, na última sexta-feira (12), apresentou para alunos dos último ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio os mitos e verdades sobre o cigarro eletrônico, conhecido popularmente como “vape”.
A médica pneumologista Damille Sandes falou sobre os impactos do uso do cigarro eletrônico para a saúde humana, especialmente, na adolescência.
O aroma, o sabor e o formato dos cigarros eletrônicos podem até ser diferentes dos convencionais, mas os riscos à saúde são os mesmos. Ainda que esteja disfarçado de algo recreativo, o cigarro eletrônico também é derivado do tabaco e, por isso, causa a inalação de monóxido de carbono, alcatrão e tantas outras substâncias prejudiciais ao organismo. Além disso, pode conter nicotina, uma droga que causa vício e morte, dependendo do fabricante.
Ao final da palestra, os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre o dispositivo. O evento teve como objetivo conscientizar os alunos sobre o e promover a saúde na escola.