Nesta segunda-feira (27), na Praça Vitor Brito, em Vitória da Conquista, mães se reuniram em um protesto para expressar sua indignação com a interrupção no fornecimento de fraldas destinadas às pessoas com deficiência pela Prefeitura Municipal.
Em entrevista ao Blog do Sena, Lucimara Rodrigues, uma das mães presentes na mobilização, compartilhou suas preocupações sobre a redução na entrega de fraldas e a falta de justificativa por parte das autoridades.
“Estamos aqui mais uma vez protestando porque começou a diminuição da quantidade de fraldas a serem entregues para cada família. E agora, novamente, as fraldas estão faltando, e não nos deram uma explicação para isso”, lamentou Lucimara.
As mães destacam que a Secretaria de Saúde promete resolver o problema, mas enquanto isso, são seus filhos com deficiência que estão sendo prejudicados. Lucimara questionou por que a situação ocorre. Além da falta de fraldas, as vezes as que são entregues não são do tamanho adequado.
“Queremos organização, queremos respeito pelos nossos filhos com deficiência, não apenas os autistas. Crianças com paralisia, microcefalia e diferentes deficiências dependem dessas fraldas. Por que a prefeitura deixa chegar a esse ponto? Nossos filhos não existem para essa sociedade”, desabafou a mãe.
Lucimara ressaltou a falta de medicamentos e a sobrecarga financeira das famílias, que muitas vezes retiram recursos de outros aspectos essenciais. “Recebemos benefício, mas é um salário mínimo que não supre nada. Sinto que pra essa sociedade, pra essa gestão atual, meu filho não existe”, acrescentou.
As mães reivindicam respeito, inclusão na escola e a garantia dos direitos de seus filhos com deficiência. Elas destacam que a luta é uma batalha diária por necessidades básicas. O protesto destaca a urgência de ações por parte das autoridades para assegurar o bem-estar dessas crianças e suas famílias em Vitória da Conquista.
Confira o depoimento de Lucimara Rodrigues no YouTube do Blog do Sena: