O Conselho de Associações Quilombolas do Território do Sudoeste da Bahia se reuniu na manhã desta quinta-feira (9) com a prefeita Sheila Lemos e equipe e entregou um documento com demandas das diversas comunidades quilombolas de Vitória da Conquista.
O presidente do conselho, Domingos Lemos, falou sobre a dificuldade no abastecimento de água das comunidades de Mocó, Poço de Aninha, Manoel Antônio e Muritiba, na região de José Gonçalves, por conta das condições das estradas. A prefeita orientou à coordenadora de Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), Joana D’Arc, visitar as localidades.
“É sempre bom estar dialogando, apresentando as nossas necessidades e aguardando que, se não todas elas, pelo menos parte delas sejam atendidas. É importante estar em diálogo para esclarecer algumas dúvidas, entender o que é possível e o que não dá para fazer, e ver de que forma pode atender às comunidades quilombolas”, avaliou Domingos Lemos.
Militante do movimento negro e representante das comunidades, Nelson Quilombola afirmou que a conversa foi produtiva e afirmou que as demandas apresentadas à prefeita Sheila Lemos foram discutidas coletivamente com todas as comunidades e que todos estão ansiosos por uma resposta imediata do governo, principalmente em relação ao abastecimento e água e melhoria das estradas.
“Claro que aproveitamos para apresentar pautas históricas do nosso movimento, como a necessidade de criação das cotas para quilombolas nas seleções e concursos realizados pela Prefeitura Municipal. Existe um longo caminho de reparação a ser feito e acreditamos que o governo precisar avançar de forma emergencial nessas pautas”, afirmou Nelson Quilombola.