Uma lei aprovada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista e sancionada pelo presidente da Câmara, Luciano Gomes, obriga estabelecimentos que que recebam concentração de pessoas acima de mil ou com circulação média de mil e quinhentas por dia a contratarem bombeiros civis para garantir a segurança do local no que diz repeito ao combate de incêndios e à prestação de primeiros socorros. A regra não se aplica a entidades religiosas.
Dentre os estabelecimentos incluídos na obrigatoriedade estão hospitais, postos de combustíveis, lojas de departamento e instituições de ensino com mais de 2 mil metros quadrados.
O Blog do Sena entrou em contato com o vereador e presidente da Câmara, Luciano Gomes, para saber porque a sanção da lei foi feita por ele e não pelo prefeito Herzem Gusmão. O vereador informou que o prefeito deve ter perdido o prazo. Assim, como a lei já havia sido aprovada pela Câmara, e o prefeito não vetou, ele tinha que sancionar a lei. A lei passa a valer dentro de 180 dias.