Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista lança serviço de telemedicina pelo SUS com 22 especialidades e até 1.000 pacientes atendidos no projeto piloto

Random image

A Prefeitura de Vitória da Conquista lançou nesta terça-feira (15) um novo serviço de telemedicina no Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de ampliar o acesso da população a consultas com médicos especialistas, especialmente quem mora longe do centro ou tem dificuldades de mobilidade.

O novo serviço já começou a funcionar em fase experimental. Inicialmente, até mil pacientes serão atendidos com a oferta de 22 especialidades médicas, entre elas cardiologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia e pediatria. A intenção da gestão municipal é expandir esse número gradualmente.

A novidade foi anunciada durante a entrega da reforma da Unidade de Saúde São Vicente (conhecida como CAI 2), no bairro São Vicente, dentro do programa Saúde Renovada. Em entrevista ao Blog do Sena, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil), explicou que a a ferramenta promete desafogar as filas de espera por especialistas e ampliar o acesso ao atendimento, inclusive para moradores da zona rural ou sem acesso à internet.

“É isso. Nós temos visto aí a fila das consultas especializadas demorando muito por falta de profissionais nas cidades. Então, a telemedicina, ela iniciou na pandemia, hoje é uma realidade — tanto os planos de saúde como os particulares já utilizam — e ela começou a migrar também para o SUS. Então, nós estamos trazendo para Vitória da Conquista. Vamos começar com um piloto com mil usuários, com 22 especialidades, mas podemos chegar a 80 especialidades. Então, nós vamos fazer esse piloto, e é muito fácil: você tem o seu atendimento da sua residência”, explicou a prefeita.

A gestora ainda destacou a estrutura preparada para atender quem não tem dispositivos ou acesso à internet. “Ah, mas se a pessoa não tem uma boa internet ou não tem um smartphone, um computador, um tablet, então nós temos também um espaço lá no SEMAI, uma sala no SEMAI para esse tipo de atendimento. Então, basta que, no dia do agendamento da pessoa, se ela não consegue fazer de casa, ela se desloque até o SEMAI. Lá ela vai ter esse atendimento”, pontuou.

O vice-prefeito e médico, Aloísio Alan  (Republicanos), destacou a importância da telemedicina para atender pacientes com dificuldades de deslocamento. “Feliz, porque é uma tecnologia que já está incorporada na nossa sociedade. Disponibiliza para pacientes uma consulta remota, uma consulta que às vezes você tem dificuldade até na área particular de conseguir. Também para pacientes que estão acamados, que têm dificuldade de deslocamento. Então, assim, é uma tecnologia que veio para ficar. E a Secretaria de Saúde e a Prefeitura sempre atendem com a tecnologia, proporcionando à nossa população um melhor atendimento”, disse.

Ele reforçou ainda que a ferramenta ajuda a desafogar a rede. “É uma ferramenta a mais, né? Uma ferramenta a mais para a gente desafogar um pouco o sistema, que realmente a gente tem dificuldade — é claro que nós temos — mas são dificuldades gerais do país todo. Mas, aos poucos, a gente vai construindo uma saúde adequada para a nossa população”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Amaral, ressaltou a importância da novidade. “A telemedicina vai ser um programa agora lançado pela nossa querida prefeita, justamente para dar acesso a algumas especialidades que sabemos que têm demanda reprimida no nosso município. E a telemedicina vem aí — que é a Telemed — para nos proporcionar maior acesso a algumas especialidades através da telecomunicação, de atendimento online, dentro do conforto da casa dos nossos pacientes.”

Ela ainda explicou o passo a passo de como vai funcionar a telemedicina: “Inicialmente, mil pessoas serão atendidas. De início vão ser mil pessoas atendidas, mas estaremos avaliando no decorrer do programa justamente para avaliarmos o desempenho e, sim, adquirirmos mais vidas. Inicialmente, a porta de entrada, como se deve acontecer mesmo, é pela Unidade Estratégica de Saúde da Família, a atenção primária. E, a partir daí, o generalista vai indicar se o paciente tem necessidade ou não de ser encaminhado para o especialista. A partir do nosso cardápio de especialistas, será encaminhado, e a Central de Marcação é que irá realizar o agendamento”, disse.

Segundo a secretária, o paciente vai receber um link com data e horário da consulta. “O paciente irá receber um link com a data e o horário da sua consulta, e irá ser atendido no conforto da sua casa. E vale destacar que o paciente que não tem condições de fazer isso pelo seu celular, estamos montando uma equipe no SEMAI justamente para acompanhar esse atendimento com o paciente”, explicou Amaral.

Como vai funcionar o Telemed Conquista?

A telemedicina é a prestação de serviços de saúde a distância, por meio da tecnologia, e agora será incorporada à rede municipal de Vitória da Conquista. O acesso será feito pelas Unidades de Saúde da Família (USF), que farão a triagem dos pacientes. Os casos com indicação clínica serão regulados pela Central de Marcação, e o paciente receberá um link com data e horário da consulta online.

Aqueles que não têm internet ou dispositivos eletrônicos poderão comparecer ao Centro Municipal de Atendimento Especializado (SEMAI), onde uma sala foi equipada para atendimentos com apoio profissional.

Especialidades dísponiveis na primeita etapa:

  • Clínica Geral

  • Cardiologia

  • Dermatologia

  • Endocrinologia

  • Gastroenterologia

  • Geriatria

  • Ginecologia

  • Imunologia

  • Infectologia

  • Médico da Família

  • Neurologia

  • Nutrologia

  • Oftalmologia

  • Otorrinolaringologia

  • Ortopedia

  • Pediatria

  • Pneumologia

  • Psiquiatria

  • Traumatologia

  • Urologia

Com a telemedicina, Vitória da Conquista se junta a outras cidades brasileiras que já incorporaram esse tipo de atendimento na rede pública, como forma de modernizar o SUS e garantir mais agilidade, principalmente em áreas onde faltam especialistas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também