O prefeito Herzem Gusmão publicou um novo decreto autorizando a reabertura do comércio varejista em Vitória da Conquista, neste domingo (05). O decreto determina que as lojas de diferentes ramos abram em horários alternados.
A notícia não foi bem recebida por boa da população conquistense, que anda muito preocupada com o aumento de casos de Coronavírus no município. Nas redes sociais dos prefeito, os internautas questionaram a medida e comparou a atitude de Herzem com a famigerada proposta do presidente Jair Bolsonaro de fazer um isolamento vertical, quando apenas grupos isolados de pessoas mantêm o distanciamento social.
O fato de o comércio ter sido fechado quando não havia casos confirmados no município e ter sido reaberto justamento quando o número de casos começa a aumentar também foi visto com desagrado pela população.
Por fim, circula nas redes sociais, uma campanha para que a população não compareça ao comércio. Essa foi a forma de protesto sugerida por aqueles que temem que a reabertura do comércio cause uma aumento vertiginoso dos casos de Covid-19 em Vitória da Conquista.