Várias reclamações que chegaram ao Blog do Sena indicam que alguns agentes da Guarda Municipal estão insatisfeitos com as condições de trabalho às quais estão submetidos. A implantação desse serviço de segurança pública é fonte de polêmicas desde o começo de sua formação.
Há apenas três meses na rua, os servidores já demonstram descontentamento com algumas questões. Os agentes reclamam de irregularidade jurídica: apesar de comporem a Guarda Municipal, são identificados juridicamente perante o município como agentes patrimoniais. Eles também não possuem uma matrícula referente a função de Guarda Municipal.
Isso acaba gerando empecilhos para os guardas. Por exemplo, para conduzir alguém à Delegacia, é preciso que o guarda apresente a matrícula, mas eles não a possuem. O líder de governo na Câmara Municipal de Vereadores, Chico Estrella (PTC) já chegou a afirmar que ele e a prefeita Sheila Lemos (DEM) têm conhecimento da incoerência jurídica, mas quem tem a caneta é a prefeita”, afirmou.
Eles também já reclamaram de perda de direitos. “Perdemos o adicional noturno, e somos nós que estamos a noite nas ruas, dando nossa cara à tapa”, desabafou. Além disso, houve reclamações sobre a questão salarial.
Outro motivo de desgaste entre os agentes é que, conforme informações recebidas pelo Blog do Sena, eles só receberam um conjunto do fardamento para trabalhar.