No início do mês a prisão de um influenciador chocou Vitória da Conquista. Ele foi detido após investigações apontar-me seu envolvimento com golpes envolvendo plataforma de jogos eletrônico. Ele responde na justiça por estelionato eletrônico, exploração de jogos de azar e crime contra a economia popular.
Passado o susto, alguns influenciadores de Vitória da Conquista estão voltando a divulgar as plataformas de jogos novamente. Eles mostram ganhos com os jogos, contudo, os demais jogadores não obtêm os mesmos ganhos.
Uma das vítimas, que inclusive foi responsável pelo início da investigação, perdeu R$ 30 mil. Foi através de sua denúncia que a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos, começou a investigar o influenciador.
As autoridades alertam a população de que esses cassinos on-line são ilegais e, em sua maioria, fraudulentos.
A responsabilidade dos influenciadores na publicidade de jogos de azar é regida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), pelo Código Civil e pelo Código Penal, que preveem penalidades para publicidade enganosa e por danos causados aos consumidores. Apesar de não haver regulamentação específica para influenciadores digitais, o CDC dispõe sobre a publicidade de forma geral, alcançando essa nova categoria. A exploração de jogos de azar não regulamentados é considerada uma contravenção penal no Brasil.