Uma indicação feita pela vereadora Lara Fernandes (Republicanos) pretende ampliar o atendimento prestado pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) para que também forneça reabilitação intelectual a pessoas neurodivergentes, como autistas, pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, entre outros. O espaço funciona no Cemae e é mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista.
A iniciativa surgiu diante da grande demanda por atendimento verificada na cidade e região e pela existência de espaço suficiente no Cemerf para fornecer a reabilitação intelectual.
A reabilitação consiste em um processo terapêutico, sendo indica em casos de: Síndrome de Down, Autismo, Paralisia cerebral, Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O atendimento é fornecido por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, pediatra e neuropediatra.
Ao Blog do Sena, a vereadora que também é médica, disse esperar que os profissionais convocados no último concurso sejam destinados para suprir essa demanda. “Vamos fazer um apelo para o ministério da saúde. Conquista está precisando desse suporte. Eu estou apelando para que o município comece com o pouco que tem, não fique caducando de esperar verba federal, não! Que a população tem urgência”, argumentou.
A vereadora chegou a realizar um evento social na última terça-feira (08) em celebração ao Abril Azul, campanha que busca conscientizar as pessoas sobre o autismo. A quantidade de pessoas que buscou atendimento foi tão grande, que muitos foram cadastrados para serem atendimentos em outro momento.